Quantas vezes já pensaram que precisam ter mais tempo para se dedicar à casa, a uma atividade física ou até mesmo a um projeto pessoal. É verdade, parece que o tempo voa e quando vamos ver, acabamos por não fazer nada. A maior desculpa que damos, e falo por mim, é: não tenho tempo para nada! E sim o sentimento é de frustração, mas calma, mesmo com toda a correria do dia a dia é importante parar, respirar por um segundo e seguir as 5 dicas que deixo aqui abaixo.

1 – ORGANIZA A TUA ROTINA

Muitas vezes a falta de tempo resume-se a falta de organização. Nem sempre é fácil planear a semana, principalmente para aquelas pessoas pouco metódicas ou que por si só gostam de se sentir livres em relação às suas escolhas diárias, no entanto, a falta de organização faz com que se perca a noção do tempo. Começa por fazer uma lista semanal ou diária com todas as tarefas e compromissos importantes. Ao escreveres tudo o que precisas fazer, torna-se mais fácil perceber quanto tempo precisas dedicar a cada coisa. E não te esqueças de deixares sempre um tempinho no teu dia ou na tua semana para cuidares de ti.

2 – DEFINE UM HORÁRIO DE TRABALHO

Este tópico não se aplica a todas as pessoas, principalmente para quem tem um horário de trabalho fixo, mas muitas das vezes damos por nós a pensar nos problemas do trabalho, ou mesmo a responder àquele e-mail fora de horas. Horário de trabalho é como o nome indica, horário de trabalho, por isso, a não ser que seja algo ultra urgente, não ganhes o habito de trabalhar no teu tempo livre.

Para as pessoas que trabalham a partir de casa ou no seu negócio, torna-se bem mais difícil estabelecer um horário, porque existe uma maior flexibilidade, para não deixar coisas pendentes ou trabalho acumulado é extremamente importante definir um horário de trabalho.

3. TIRA UM TEMPO PARA RELAXAR A MEIO DO DIA

Um café a meio da manhã, numa esplanada ou mesmo uns minutinhos de conversa com um colega, podem mudar o dia. Fazer uma pausa para relaxar ajudar o trabalho a fluir melhor.

4. COMEÇA O DIA DE UMA FORMA LEVE

Por norma as manhãs são sempre muito agitadas, com o tempo contado para sair de casa, mas se todos nós acordássemos com calma, pudéssemos praticar um pouco de exercício, tomar um bom banho e um pequeno almoço reforçado, sem pressas, certamente que o dia seria mais leve. Por isso, sempre que possível, dedica uns minutinhos da manhã a algo que te faça sentir bem, porque muitas das vezes nós começamos o dia logo cansadas e isso apenas torna o dia mais desgastante e não é isso que queremos.

5. PARA ONDE FOI O MEU TEMPO?

Por vezes a falta de animo, a ansiedade, o acumulo de tarefas, ou a carga horário de trabalho acabam por nos tirar tempo. Perceber qual o fator que nos está a desgastar é essencial para arranjar alternativas para solucioná-lo e assim otimizar melhor o tempo.

De que forma conseguem gerir o vosso tempo? Deixem nos comentários as vossas sugestões para que mais pessoas possam se inspirar e motivar a ganhar mais tempo de qualidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *